Segundo as lendas e itans, conta-se que Jagun, era
Guerreiro dos Exércitos de Obatalá e que foi enviado às Terras de Omolú para
lutar pela paz em nome de Oxalá. Por isso, ele é cultuado em algumas nações
como “Qualidade de Omolú”, por ter passado vários anos em terras de Omolú.
Trata-se de um Orixá Funfun, pois o culto a Jagun nasceu no Ekiti Efon, por
esse motivo Jagun é cultuado no Axé Efon como um Orixá separado de Omolú.
Antes dele ter ido para as terras de Omolú já
existia seu culto no Ekiti, onde era sua terra natal. Assim também conta seus itans
que Jagun teve passagem não só nas terras de Omolú,mas também nas terras de Ifé
(Terra de Ogun) e Elegibô (Terra de Osayan). Pela ordem do meridilogun, Jagun
responde no Odú Ejionilê (oitavo Odu) Odú regido por Oxaguiã, Odú no qual
também respondem outros Guerreiros Brancos como Ogun-Já e Oxaguiã Ajagunãn.
Pela ordem de chegada dos odus, o culto a Jagun
nasceu no Odu Okaran.Jagun é um Orisá ambicioso, luta para conquistar posição
alta sem ver de que maneira…Apesar de ser Orisá Funfun (branco), é considerado
e cultuado como Santo de Guerra, “santo quente”, carrega uma lança prateada na
mão e um facão ao adaga e muitas das vezes dependendo do caminho de Jagun ele
usa até um ofá nas mãos, pois conta se um itan que Oxalá o nomeia como o
guerreiro de todas as armas veste-se somente de
branco. Usa contas brancas rajadas de preto e dependendo da qualidade, intercalada com contas brancas, gosta também de contas feitas de buziose marfin. Jágun é Orixá Jovem, quase chega ser um menino adolescente de Obatalá .. Ligado a Obatalá (Rei no pano branco), tem caminhos com Ogun Já, Osaguiã – Ajagunãn, e Ayrá.
branco. Usa contas brancas rajadas de preto e dependendo da qualidade, intercalada com contas brancas, gosta também de contas feitas de buziose marfin. Jágun é Orixá Jovem, quase chega ser um menino adolescente de Obatalá .. Ligado a Obatalá (Rei no pano branco), tem caminhos com Ogun Já, Osaguiã – Ajagunãn, e Ayrá.
Tem caminhos também com Yemanjá e as Yabás, pois
elas acalmam sua fúria. Quem traz Jágun ao barracão é Osaguiã. Ele é
considerado o “protetor” e “guardião” de Osalufã. Carrega consigo o Odú
Ejionilê. Por ser considerado OrixáFunfun (branco) não leva azeite de dendê, e
sim azeite doce, banha de ori, adin e as vezes mel e de preferência a banha de
Ori, suas comidas são todas brancas, aceita pipocas feitas na areia, bolas de
inhame cozido, bolas de arroz, acaçá, obí funfun (claro), come também do
Ebô(canjica) de Osalá, assim como seus bichos também devem ser todos brancos,
por ser ligado ao rei do pano branco (Obatalá ). Jágun dança com outros Orisás,
acompanha na dança; Ogun e principalmente Oxaguiã, e Jágun é extremamente guerreiro.
seu culto em Ektití onde nasceu, mais também nas terras de
Mehí,Savalu,Ifé,Save e Elegibo..Jagun foi um Orisá que muito andou
recebeu muitos títulos e em cada cidade foi visto como um tal
Orisá..lembrando que a palavra Jagun pode se referi a Ogun,Obalwaye e
outro guerreiros + Jagun Funfun só existe um..Que é Baba Ajagun nosso
grande pai e rei irmãos de Já e Ajagunan...Jagun é um Orisá de Efan que
teve ligação com as terras do Mahí,mas ele é um Orisá funfun e não é um
vodu. Por muito tempo o culto a Jagun foi assimilado ao Omolu, sendo que
no Asé Efón está se resgatando seu culto, com cantigas, rezas próprias e
preceitos altamente diferente de Omolu..
Jagun um Orisá exclusivo do axé Efon, mas que foi migrado para as terras
de Gege Mahí e Ketú….Jagun é um lindo Orisá de grande valor no Asé
Efón, lembrando que o culto à Jagun no Efón (efan) é separado de
Obaluaye….Suas folhas: Akoko, algodão, saião fortuna. folha de obi, folhas de
iroko , folhas oguegue e todos folhas de Osalá
Nenhum comentário:
Postar um comentário