terça-feira, 3 de outubro de 2017

O GUERREIRO-JAGUN



Segundo as lendas e itans, conta-se que Jagun, era Guerreiro dos Exércitos de Obatalá e que foi enviado às Terras de Omolú para lutar pela paz em nome de Oxalá. Por isso, ele é cultuado em algumas nações como “Qualidade de Omolú”, por ter passado vários anos em terras de Omolú. Trata-se de um Orixá Funfun, pois o culto a Jagun nasceu no Ekiti Efon, por esse motivo Jagun é cultuado no Axé Efon como um Orixá separado de Omolú.

Antes dele ter ido para as terras de Omolú já existia seu culto no Ekiti, onde era sua terra natal. Assim também conta seus itans que Jagun teve passagem não só nas terras de Omolú,mas também nas terras de Ifé (Terra de Ogun) e Elegibô (Terra de Osayan). Pela ordem do meridilogun, Jagun responde no Odú Ejionilê (oitavo Odu) Odú regido por Oxaguiã, Odú no qual também respondem outros Guerreiros Brancos como Ogun-Já e Oxaguiã Ajagunãn.

Pela ordem de chegada dos odus, o culto a Jagun nasceu no Odu Okaran.Jagun é um Orisá ambicioso, luta para conquistar posição alta sem ver de que maneira…Apesar de ser Orisá Funfun (branco), é considerado e cultuado como Santo de Guerra, “santo quente”, carrega uma lança prateada na mão e um facão ao adaga e muitas das vezes dependendo do caminho de Jagun ele usa até um ofá nas mãos, pois conta se um itan que Oxalá o nomeia como o guerreiro de todas as armas veste-se somente de
branco. Usa contas brancas rajadas de preto e dependendo da qualidade, intercalada com contas brancas, gosta também de contas feitas de buziose marfin. Jágun é Orixá Jovem, quase chega ser um menino adolescente de Obatalá .. Ligado a Obatalá (Rei no pano branco), tem caminhos com Ogun Já, Osaguiã – Ajagunãn, e Ayrá.

Tem caminhos também com Yemanjá e as Yabás, pois elas acalmam sua fúria. Quem traz Jágun ao barracão é Osaguiã. Ele é considerado o “protetor” e “guardião” de Osalufã. Carrega consigo o Odú Ejionilê. Por ser considerado OrixáFunfun (branco) não leva azeite de dendê, e sim azeite doce, banha de ori, adin e as vezes mel e de preferência a banha de Ori, suas comidas são todas brancas, aceita pipocas feitas na areia, bolas de inhame cozido, bolas de arroz, acaçá, obí funfun (claro), come também do Ebô(canjica) de Osalá, assim como seus bichos também devem ser todos brancos, por ser ligado ao rei do pano branco (Obatalá ). Jágun dança com outros Orisás, acompanha na dança; Ogun e principalmente Oxaguiã, e  Jágun é extremamente guerreiro.

 Então para deixar claro Jagun ou Ajagun é um Orisá e não um vodu, ele tem
seu culto em Ektití onde nasceu, mais também nas terras de
Mehí,Savalu,Ifé,Save e Elegibo..Jagun foi um Orisá que muito andou
recebeu muitos títulos e em cada cidade foi visto como um tal
Orisá..lembrando que a palavra Jagun pode se referi a Ogun,Obalwaye e
outro guerreiros + Jagun Funfun só existe um..Que é Baba Ajagun nosso
grande pai e rei irmãos de Já e Ajagunan...Jagun é um Orisá de Efan que
teve ligação com as terras do Mahí,mas ele é um Orisá funfun e não é um
vodu. Por muito tempo o culto a Jagun foi assimilado ao Omolu, sendo que
no Asé Efón está se resgatando seu culto, com cantigas, rezas próprias e
preceitos altamente diferente de Omolu..
Jagun um Orisá exclusivo do axé Efon, mas que foi migrado para as terras
de Gege Mahí e Ketú….Jagun é um lindo Orisá de grande valor no Asé
Efón, lembrando que o culto à Jagun no Efón (efan) é separado de
Obaluaye….Suas folhas: Akoko, algodão, saião fortuna. folha de obi, folhas de
iroko , folhas oguegue e todos folhas de Osalá

Nenhum comentário:

                            O grande guerreiro senhor da grande cidade de Irê