Um pouco da
história da chegada da nação Efon no Brasil
Efon é uma nação grande e com grandes orisás.
Na África a nação ainda existe, e lá ainda cultua-se muitos orisás que se
perderam no caminho para o Brasil. Devido a influência Keto, a nação de Efon,
perdeu um pouco de sua raiz, que hoje tento resgatar.
De uma forma simples e resumida tentaremos contar a
história da casa que é o berço dos Efon no Brasil, o "Asé Yangba Oloroke
ti Efon" ou simplesmente como é chamado o Terreiro do Oloroke situado à Rua
Antônio Costa (antiga travessa de Oloke) nº 12, no bairro do Engenho Velho de
Brotas - Salvador - Bahia, para que quando alguém ouvir falar de nosso Asé,
saibam quem somos e de onde viemos. Em primeiro lugar vamos à origem na África,
mais exatamente em Ekiti-Efon (não confundir com Ifon, a terra de Osalufon) no
Brasil usa-se o termo "Lokiti Efon" e onde reina absoluta aquela que
é a rainha da nação no Brasil, Efon, ou seja, Osun.
Pois é bom esclarecer que Osun, nossa matriarca, é
nascida em Ekiti-Efon, onde ela era considerada a mãe de Logum Edé, Yemoja e do
Awujale de Ijebu-Ere, no estado de Ekiti (Onadele Epega). Para concluir podemos
traduzir o nome da divindade Efon dos tempos Lailai como sendo Osun, nome de
seu rio e onde guardava seus tesouros, companheira inseparável de Oloroke que é
seu pai, ficando assim esclarecido o porque da casa chamar-se terreiro do
Oloroke e Osun ser a dona do Asé, sendo ele louvado juntamente com Osun nos
nossos principais ritos.
Pois bem, foi desta localidade, que veio para o
Brasil na condição de escravos por volta de 1850 o fundador da nação no Brasil,
um Tio Africano , chamado José Firmino dos Santos, mais conhecido como,
Tio Firmo (Osum Tadê) que veio da região de Ijesá que inclui Adô Ekiti,
Ifon, Akurê, Ilesa, Ikirê, Ekiti Efon etc. Sua cidade natal seria Ilesá na
antiga Ijesá onde foi iniciado para Oxum, e foi na cidade de Ifon que ele se
iniciou em Ifá e recebeu o nome de Baba Erufá.
Maria Violão
Juntamente com ele, veio uma princesa do Ekiti-Efon , de nome Maria da
Paixão (Adebolu), mais conhecida como Maria Violão, trouxe como orixá
particular rei da nação, Olorokê (Aquele que é cultuado no alto). Como Adebolu,
seu nome, significa A coroa que cobre a terra símbolo real por excelência.
Por volta de 1860 Tio Firmo e Maria Bernarda fundam
o Asé Oloroke no engenho velho de Brotas, onde encontra-se até hoje,
plantando ali o Asé de Osun e com isto além de fundar uma casa fundam também a
Nação Efon. Mais tarde tio Firmo passa a viver maritalmente com Maria Bernarda
da Paixão que era sua governanta e passam a dividir as funções do Asé.
Acredita-se que nesta época ambos já eram libertos.
Os Igbas ou assentamentos dos orisás foram trazidos da África e estão até a presente
data preservados no Ilê. La encontra-se a Osun de Tio Firmo e Oloke de Maria
Bernarda entre outros. Apesar da libertação dos escravos, a perseguição a
cultos Afros foi intensa e conta-se que Tio Firmo foi preso por várias vezes. A
árvore do Iroko, um dos símbolos da casa, foi plantada após a libertação dos
escravos, mas bem no final do século XIX, e a muda do Iroko veio da Casa de
Osumare.
Outra história interessante do Iroko do terreiro do
Oloroke, é que onde ele foi plantado era caminho das pessoas, pois ainda não
haviam muros nem cercas e foi debaixo do Iroko da casa, que a finada Mãe Runho
da nação Jeje deu a luz a Nicinha Lokosi e esta informação pode ser confirmada
por Nenê de Osagiyan neto carnal de Runho e por outros antigos ligados ao
Bogun.
Tio firmo vindo a falecer por volta de 1905 , fica
a frente do Ase., Maria da Paixão (Adebolu). Maria Violão iniciou várias
pessoas entre os quais podemos citar Mãe Milu que foi a Ya kekere do Asé,
Matilde de Jagun (Baba Oluwa) sua sucessora e terceira mãe da casa,Cristóvão
Lopes dos Anjos (Ogun Anauegi) , Celina de Yemonja (esposa de Cristóvão), Paulo
de Sango, filho carnal de Mãe Milu, Crispina de Ogun, a quinta pessoa a
governar o Asé, e muitos outros.
Matilde Muniz Nascimento
No dia 4 de outubro de 1936 morre Maria Bernarda da
Paixão aos 94 anos de idade. Após muitas divergências assume a casa
Matilde de Jagun, Baba Oluwa, que fez muitos iyawo entre os quais Noélia de
Osun e Emiliana também de Osun. Tia Matilde tinha vontade que Waldemiro de sangô
(Obálokitiassi) feito na casa por Cristóvão Lopes dos Anjos (Ogun Anauegi) e
que tomou 7 anos com ela assumise o Ase quando ela fosse. Mãe Matilde vem a
falecer no dia 30 de outubro de 1970 aos 67 anos de idade.
Cristovão Lopes
Após o falecimento de Matilde quem assume a casa é
Cristóvão de Ogun que faleceu no dia 23 de setembro de 1985 aos 83 anos de
idade. Após a morte de Cristóvão, a casa do Ase ficou fechada. Waldemiro de Sangô
(Obálokitiassi) Baiano comprou a terra que fica o barracão, tentando assim
levar à frente para que o Ase não acabe.
Baiano então reabre o Ase e senta na cadeira Mãe
Crispina de Ogun. Após a morte de Mãe Crispina, a cadeira está a espera de uma
nova Yalorisa ou Babalorisa até a data de hoje.
Eu também que sou feito desta nação com muito
orgulho, estou resgatando tudo que estava se perdendo por causa da
influência do Kêto, para que a nação e o asé não se acabe.
A INJÔ LAYÓ
OMÓ EFON FARAYÓ
( DANCE COM A FELICIDADE
OS FILHOS DE EFON SÃO INICIADOS PARA A FELICIDADE )
A INJÔ LAYÓ
OMÓ EFON FARAYÓ
( DANCE COM A FELICIDADE
OS FILHOS DE EFON SÃO INICIADOS PARA A FELICIDADE )
Nenhum comentário:
Postar um comentário